terça-feira, 6 de outubro de 2015

Divisão Gymnospermae


CARACTERÍSTICAS GERAIS
1) Matrotrofia;

2) Tecidos verdadeiros;

3)VASCULARES

4) Possuem ESTRÓBILOS ou PINHAS, que possuem folhas modificadas produtoras de esporos os ESPORÓFILOS. Essa é uma das apomorfias deles

4) Geralmente são de sexo separados.

5) São independentes da água para a reprodução porque houve o surgimento da SEMENTE NUA --> apomorfia

6) Reprodução:

* Houve o surgimento do grão de pólen, que leva o gameta masculino até o feminino. Na sua constituição estão:


- duas células protaliais
- uma célula generativa
- uma célula do tubo
No estróbilo masculino estão microsporófilos, que são pequenas folhas possuidoras de microsporângios, estes produzem micrósporos, que originam grãos de pólen.
O grão de pólen é o esporófito masculino, chamado de MICROSPORÓFITO.


Enquanto isso, no estróbilo feminino estão megasporófilos, que possuem megasporângios, produtores de megásporos, que finalmente originarão a oosfera. Está dentro do megaprótalo (gametófito feminino). Próximo à oosfera está uma reserva de alimento adocicada, onde o grão de pólen cai. A célula do tubo do grão de pólen faz um tubo polínico até a oosfera. A célula generativa reproduzirá o seu núcleo, após as células protaliais se degenerarem. Os dois núcleos (células espermáticas) vão pelo tubo polínico, em um certo momento, um deles se degenera virando alimento para o outro. O núcleo que sobreviveu fecunda a oosfera e origina o embrião.


Está formado o embrião que agora está envolvido por um endosperma e por um tegumento. Este é o esporófito jovem que posteriormente originará um adulto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário