sexta-feira, 13 de março de 2015

Seleção Natural

Seleção Natural: É o mecanismo que torna possível o processo de evolução. A concepção evolucionista da natureza trouxe uma grande mudança no modo de pensar e na maneira de classificar os seres vivos. Ao super que os seres vivos se modificam ao longo do tempo, torna-se possível aceitar que um ancestral comum, bastante remoto, tenha sido o ponto de partida para a origem de todas as demais espécies. A classificação deveria refletir as relações de ancestralidade e descendência entre as várias espécies.

Especiação: Formação de novas espécies a partir de uma população já existente. Pode acontecer de várias maneiras e em decorrência a diversos fatores.


Com que finalidade classificamos os seres vivos?

A finalidade da classificação dos seres vivos, chamada taxonomia, foi inicialmente a de organizar as plantas e os animais conhecidos em categorias que pudessem ser referidas. Posteriormente a classificação passou a respeitar as relações evolutivas entre organismos, organização mais natural do que a baseada apenas em características externas.

fonte: https://truegroup.wordpress.com/tag/girafa/


Doenças causadas por vírus

Doença | Modo de Transmissão |  Sintomas |  Medidas Profiláticas



    HPV
Contato sexual.
Lesões geralmente na mucosa da vagina, do útero, na pele do pênis e ânus.
Não há vacina e o tratamento consiste em utilizar medicamentos por via oral e pomadas para aliviar os sintomas.

  Rubéola
Gotículas de saliva e secreção nasal.
Manchas vermelhas no rosto e corpo, febre, coriza, dificuldade de engolir e inchaço na garganta.
Existe vacina.

   Febre
  Amarela             
Mosquito Haemagogus.
Febre alta, dor de cabeça, cansaço e dores musculares.
O doente deve ser internado para tratamento, após três ou quatro dias geralmente já estão curados e imunizados.

  Dengue
Mosquito Aedes Aegypti.
Febre, dores de cabeça, musculares e nas articulações.
Não há vacina, a prevenção é o combate ao mosquito.

    AIDS
Contato com o sangue, sêmen e leite materno.
Febres constantes, manchas na pele, calafrios, dores musculares e garganta.
Não há vacina, precisa ocorrer à prevenção com o uso de preservativo.

Gripe ou Influenza
Vírus influenza.
Febre alta, calafrio, tosse seca e prostração.
Existem vacinas, mas como os vírus sofrem mutações constantes, uma nova vacina é produzida a cada ano.

 Resfriado
  Comum     
Gotículas de saliva eliminadas por tosse, espirros ou fala.
Inflamação das vias aéreas respiratórias superiores.
Não há vacina e os medicamentos apenas minimizam os sintomas.


Poliomielite
Contato direto e ingestão de água e alimentos contaminados.
Flacidez dos músculos das pernas, febre e mal estar.
Não há tratamento, mas existe vacina eficaz.

terça-feira, 10 de março de 2015

Vírus

Os vírus são seres muito simples e pequenos (medem menos de 0,2 µm), formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético, que, dependendo do tipo de vírus, pode ser o DNA, RNA ou os dois juntos (citomegalovírus). A palavra vírus vem do Latim vírus que significa fluído venenoso ou toxina. Atualmente é utilizada para descrever os vírus biológicos, além de designar, metaforicamente, qualquer coisa que se reproduza de forma parasitária, como ideias. O termo vírus de computador nasceu por analogia. A palavra vírion ou víron é usada para se referir a uma única partícula viral que estiver fora da célula hospedeira.


Características:


  • Acelulares;
  • Sem metabolismo;
  • Parasitas intracelulares obrigatório.

Estrutura dos vírus:

  • Capsídio - O envoltório dos vírus, formado por proteínas, é denominado capsídio.
  • Material Genético - O material genético dos vírus pode ser DNA ou RNA.
  • Cápsula viral ou envelope viral - camada bimolecular de lipídios (membrana plasmática).

sábado, 7 de março de 2015

Estudo dirigido AE1

1- Dê o conceito biológico de espécie. Em que situações não se emprega esse conceito?
R= Especie é a categoria básica, a unidade fundamental de classificação. entretanto, ha casos em que podem existir susbespecie ou mesmo variedades em uma mesma especie.

2- Defina resumidamente, os conceitos utilizados na taxonomia: homologia, analogia, apomorfia, plesiomorfia, cladogênese, anagênese, ancestral, táxon e taxa.

R= Homologia - Estudo das semelhanças entre estruturas de diferentes organismos que possuem a mesma origem. Analogia - É uma relação de semelhança estabelecida entre duas ou mais entidades distintas. Apomorfia - Característica nova ou derivada de certos grupos. São deduzidas a partir de estudos de anatomia comparada. Plesiomorfia - Vários grupos possuem, assim não define um único grupo. Característica primitiva herdada de ancestrais distintos. Cladogênese - Compreende a ramificação filogenética. Anagênese - Representa a progressiva evolução de caracteres que surgem ou se modificam, alterando a frequência genética de uma população. Ancestral - Antepassado de diferentes espécies ou qualquer classificação dos seres vivos. Táxon - Pode indicar uma unidade em qualquer nível de classificação, um reino, gênero ou uma espécie. Taxa - Unidade de um sistema de classificação dos seres vivos.

3- Quais as características principais dos vírus.
R= Não apresentam estrutura celular, não realizam atividade metabólica quando fora de uma célula hospedeira e são considerados parasitas.

4- Qual a importância da enzima transcriptase reversa? que tipo de vírus precisa dessa enzima?
R= A transcriptase reserva é uma enzima dos retrovírus. essa enzima permite que o retrovírus (ex HIV) codifique um DNA a partir do seu RNA dupla fita, que ao se multiplicarem, primeiramente produzem um DNA dentro do núcleo da célula hospedeira. em seguida esse DNA usa materiais da célula invadida para produzir o seu novo RNA. as novas fitas de RNA viral são encapsuladas no citoplasma celular e então são liberadas as novos vírus.

5- Qual a importância econômica das algas?
R= As algas podem ser utilizadas como alimento, sendo ricas em carboidratos, fibras, vitaminas e sais minerais. elas também podem ser utilizadas na fabricação de gomas, corantes naturais, pastas e gelatinas. Também é muito utilizada em laboratório para meios de cultura e géis de eletroforese na industria farmacêutica para produzir capsulas de remédios.

7- Quais as características consideradas por Whittaker (em 1959) para classificar os organismos em cada um dos 5 reinos? 
R=  Divididos principalmente pelas características morfológicas e fisiológicas: Monera: Procariotos Protista: Eucariotos unicelulares - Protozoários (sem parede celular) e Algas (com parede celular) Fungi: Eucariotos aclorofilados Plantae: Vegetais Animalia: Animais.

9- Quais as principais doenças causadas por vírus? 
R= Entre as principais doenças causadas por vírus estão a aids, dengue, gripe, febre amarela e rubéola